EMANUEL


ANIVERSÁRIO !!!


Oi Manos!! Estou de volta!!!! É exactamente hoje que este blog celebra 1 ano de vida!! Lembram-se ainda da musiquinha de abertura? "Oh happy day,...".

Voltei novamente e parece que estas minhas férias foram mesmo longas...


AAHHAAH. Quase vos apanhava! Essa é boa, Eu nunca tiro férias !!! Então porquê 3 meses de ausência? Pois é, apesar de eu estar sempre convosco, infelizmente não posso dizer o mesmo sobre autor do blog. Parece que ele gostaria muito de vos falar hoje. Pode ser? Ok, por hoje deixo, mas só por hoje! Afinal o rapaz sempre tem alguma coisa importante para dizer



ATENÇÃO! A MENSAGEM QUE SE SEGUE É DA EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO BLOG:


Bom dia a todos

É a primeira vez que escrevo neste espaço, e só o faço dada esta ocasião tão especial! Apesar de ser um espaço reservado ao Emanuel - e não quero de modo nenhum roubar o lugar que lhe pertence por direito e que afinal pertence a todos nós - há algum tempo vinha pensando que talvez fosse uma riqueza para vocês partilhar como surgiu a ideia deste cartoon, do blog, enfim, como arrancou este projecto do emanuel-cartoon.

Tudo começou numa Celebração da profissão religiosa de um grande amigo meu: o Rui Pedro. Pois é, esse mesmo que alguns de vocês já conhecem da comunidade redentorista de Gaia! Nesse dia, depois da Celebração e da festa, fui convidado a ficar mais um tempo para partilhar a alegria do Rui Pedro e dos seus companheiros de caminhada. Entramos numa sala uns andares acima e ainda bebemos longamente um Porto para prolongar a comemoração. Entretanto detive-me a observar a biblioteca da casa, e lá dou de caras com uma banda desenhada intitulada: ”Um Deus chamado Abba” de José Luis Cortés.


Comecei a folhear o livro até dar-me conta que aquilo me deslumbrava. Ia-me deliciando naquelas páginas surpreendentemente densas de Evangelho. “Eh pá?! Falar de Deus sem rodeios, nem tabus, e em BD??”, “Que ideia genial!!” - pensei eu. Que frescura, quanta profundidade ali estampada, nuns desenhos tão simples e, ao mesmo tempo, executados com tanto génio e sensibilidade. Encantei-me por aquela BD, e de repente viajava aos meus tempos de infância e adolescência em que eu mesmo esboçava; o tempo que dedicava ao desenho e pintura, e o gozo que isso me dava... entretanto tinha seguido uma área profissional completamente aparte da veia artística, e confesso que há quase dez anos não pegava numa caneta, um pincel, ou até um lápis para desenhar. Mas ali estava ele, aquele livro que tanto falava de Deus, e do Deus de Jesus…

Naquela noite fui para casa inquieto, de alguma maneira não conseguia dormir sossegado, sonhando com aquela arte do Cortés e o quanto ela comunicava de maravilha e encantamento. Foi então, passado uns dias e durante uma viagem de automóvel, que a ideia me bateu à porta: Eu mesmo podia fazer um cartoon!! Tinha as mínimas capacidades para isso! Podia não ser grande coisa, mas que ao menos falasse de Deus de uma forma genuína e livre! Que falasse da Boa Notícia de Jesus, e de um Deus-connosco. E foi assim, que nasceu o Emanuel.

No dia seguinte combino um encontro com o Rui Pedro e o Rui Santiago – outro grande amigo também conhecido por estas bandas. Falei-lhes da ideia, e perguntei-lhes se me ajudavam a abrir o blog. Foi então aí que os dois me auxiliaram a lançá-lo, e me foram assistindo ao longo do tempo com algumas ideias e palpites. Além do blog, os cartoons foram também sendo distribuídos nas folhas do ano passado do “Crescer em Comunidade” ao serviço das leituras do Evangelho da liturgia dominical.

Contudo, por motivos de força maior, ultimamente fui compelido a interromper o ritmo de cartoons. O trabalho semanal que me exigia era imenso: o esforço de criatividade, a tensão dos “prazos”, a exigência na qualidade dos esboços, o estilo e personagens…a verdade é que dei conta que não conseguia acompanhar mais esse ritmo. Além disso, precisei de um tempo de paragem por razões pessoais, o que me impossibilitou de dar continuidade ao blog ao longo destes 3 meses. MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE O CARTOON ACABOU!! Nem pensar.



Ao longo deste tempo apercebi-me também que o Emanuel faz-me imensa falta. Não consigo dispensá-lo da minha vida, e por isso tenho de alguma forma de continuar a partilhá-lo, a aprimorar-lhe a arte, a garantir que ele traga o Evangelho, a Boa Notícia de Jesus…por isso venho declarar que este ano, apesar dos outros compromissos que assumo, não vou abdicar do Emanuel. Vou tentar garantir pelo menos 1 a 2 cartoons por mês neste blog. E prometo que serão ainda melhores, mais próximos do Deus que experimento em Jesus, do Emanuel que guardo no coração. Isto porque faço sempre por publicar um cartoon que me fascine primeiro. Só assim é que posso comunicar e partilhar algo genuinamente bom e verdadeiro.


Por isso, até breve amigos, tem sido para mim um privilégio único partilhar este ano convosco. O meu obrigado a todos os que me apoiam e encorajam nesta iniciativa. E agora retiro-me, porque este espaço não é meu, mas daquele que está sempre Connosco.

O Emanuel volta em breve …




Etiquetas:

1 Comentários a “ANIVERSÁRIO !!!”

  1. # Anonymous Anónimo

    Parabéns meu querido Emanuel! No dia em que fazes um ano de blog também a minha princesa faz 4 meses e está linda! Certamente falarei de ti e no quarto dela há um espaço para ti reservado!!!

    Beijinhos da mãe mais feliz do mundo!!!  

Enviar um comentário

© 2007 EMANUEL | Blogger Templates by GeckoandFly.
Nenhuma parte deste blog deve ser utilizada sem prévia autorização